Buda Amida

Quem foi ou o que foi Buda Amida?

O Rev. Akegarasu disse que o termo “Buda Amida” se refere à paisagem espiritual do coração de Buda Sakyamuni. Disse também que o Buda Amida é um símbolo. Portanto, será importante conhecer o que realmente ocorreu no interior do coração do Buda Sakyamuni para compreender o que é o Buda Amida.

Sakyamuni alcançou a Iluminação debaixo da árvore Bodhi aos trinta e cinco anos. O que foi o conteúdo de sua Iluminação? O Rev. Akegarasu expõe a sua compreensão da seguinte maneira:

“Até aquele momento de sua vida, Sakyamuni sempre havia pensado que um demônio externo estava tratando de intimidá-lo ou seduzí-lo para um outro caminho. Porém naquele momento ele descobriu que o demônio era na verdade ele próprio. Este despertar o transformou em Buda, O Iluminado. Este foi o conteúdo da sua Iluminação. Foi o despertar da realidade de sua existência; da verdade de que “Eu sou o próprio demônio”. A partir daquele momento, Sakyamuni não pôde mais se dar ao luxo de observar, julgar e criticar os outros. Ele tomou consciência da realidade de que ele era o próprio demônio. O bom eu pensava que existia no seu interior havia desaparecido totalmente. A partir daquele momento um mundo infinito se abriu perante ele. Um mundo imenso onde podia abrigar a todos. Abandonou a prática de distinguir entre o que é bom ou ruim, bem ou mal. Deixou de preferir somente o lado bom das pessoas. Uma nova vida havia começado para ele; a vida de estar unido com todos os maus deste mundo, firmemente fundamentado no pensamento de que Você é eu e eu sou você.”

O Buda Amida é o despertar espiritual de Sakyamuni que simboliza o Mundo do Não-Eu. O mundo do Não-Eu é o mundo da Luz e Vida Infinitas. Amida significa Luz e Vida Infinitas e Buda significa O Iluminado.

O mundo de Amida nos revela a verdadeira essência da nossa condição ordinária e tola, impregnada de desejos e sofrimentos e de ervas do mau karma. A Luz de Amida é a Luz da Sabedoria que simboliza o Não-Eu. A Luz de Amida iluminou Sakyamuni para que pudesse tomar consciência da sua condição de demônio e ele se uniu com esta Luz. Assim, o Príncipe Sidarta, Sakyamuni, se tornou o Buda Sakyamuni.

Entretanto, se nós andamos por aí carregando o eu dizendo a todos que Eu Sou um Mau, não haverá nenhum Buda. Pelo contrário, simplesmente haverá um perverso impregnado de ervas de mal kármico. Por que? Porque ao afirmar o próprio eu, ainda carregamos o bom eu que está olhando o mau eu. Quando compreendemos verdadeiramente que o eu é algo que está em total unidade com mal kármico, todo o eu será extinto. Nesse momento um mundo novo de liberdade ilimitada se abrirá diante de nós. Esse mundo é um mundo de imensa alegria de estar junto com a Luz e a Vida Infinitas. O Buda Amida é algo real para aquele que está junto com ele. Se o Buda Amida fosse algo para ser compreendido lógica e objetivamente, esse Buda será apenas uma visualização ou um fantasma.

O Buda Amida é o despertar da nossa própria condição de demônio. Ele existe no interior de cada um de nós e simultaneamente transcende a nossa própria existência através da auto-negação e da destruição do eu falso ou não verdadeiro. O Buda Amida é aquele que nos capacita a transcender a nossa própria existência e a atingir o Mundo do Vazio Absoluto. O Buda Amida é aquela força que nos faz levantar e gritar como Sakyamuni: “Nem a Terra Nem No Céu Existirá Um Ser Mais Virtuoso que Eu”. Todos os desejos, maldades e ilusões são carregados para longe pelo vento do despertar. Nada restará após essa experiência. Nascerá apenas a alegria da Genuína Fé de estarmos unidos para sempre com o Buda Amida.

Onde você encontrará o Buda Amida? Você o encontrará no próprio significado profundo da própria existência. A força desse despertar é a força que destrói o falso eu Não Verdadeiro e nos guiará para o despertar do Verdadeiro Eu. O Buda Amida é a descoberta do Vazio Absoluto. Ele não é algo ou alguém em quem devemos nos apegar ou acrescentar o nosso eu.

Muito pelo contrário, o Buda Amida é uma espada afiada de sabedoria que decepa as mãos atadas ao eu. A lâmina afiada da espada corta e destrói impiedosamente o tolo, carregado de desejos e sofrimentos.

Podemos verdadeiramente compreender corretamente o que é o Buda Amida quando compreendemos o que ocorreu na mente de Sakyamuni naquele momento de sua vida. O Buda Amida é a própria experiência do despertar do eterno fluxo da Vida; esse eterno Fluxo da Vida é a única verdade da Vida em que podemos confiar e entregar plenamente todo o nosso ser.


Por. Rev. Shuichi Maida (extraído do livro “Quem é o Mau?”, editora Budagaya

9 Comments:

  1. Muito bom conhecer o Buda Amida, gostaria de conhecer mais sobre o Terra Pura.

    • Bom dia Ryath, obrigado pelo seu contato. Por enquanto as atividades presenciais estão suspensas, mas voce pode conhecer mais pelo nosso site jodoshinshu.com.br e nosso canal no youtube onde há diversas palestras, ritos. Em breve teremos um curso online dois sábados ao mês, maiores informações estão em nosso Comunicado Mensal na guia acima. Cordialmente. rev. Jean Tetsuji.

  2. VANIA CRISTINA GARCIA GONCALVES

    Obrigada pelo esclarecimento sobre a Iluminação de Sidarta.

  3. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

  4. Hare Krishna! Obrigado pela texo.

  5. Gostaria de saber como é o símbolo do Buda Amida

  6. Gostaria de uma resposta. Ou algumas. Não entendo bem conceitos budistas como renascimento, eu, e principalmente Nirvana. Se o “eu” nem existe, se há várias mortes ao longo de uma única existência ( o adolescente que eu fui há 15 anos atrás não existe mais), então como esse eu, que é um epifenômeno, uma ilusão, pode renascer ou já ter tido outras vidas? Outra coisa: O Nirvana, fim do sofrimento e de renascimentos, é um “morrer,mas morrer mesmo”, como acreditam os ateus e niilistas? Ou seja, praticamos o dharma, nos esforçamos muito para… nos certificar que vamos deixar de existir em definitivo? Não basta estar vivo para morrer, tem que virar um buda para morrer mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.