Shinran Shonin

Nascimento e Transformação Espiritual

Shinran nasceu em 1173 na aldeia de Hino, perto de Uji, Kyoto, como o primogênito de Fujiwara (Hino) Arinori. Foi  nesta época que o período aristocrático Heian (794-1185) estava chegando ao fim e a era de guerras estava apenas começando, com a disputa entre os  clãs Genji e Heike. Na idade de nove anos,  Shinran recebeu a ordenação no templo Shoren-in (um templo da denominação Tendai) em Awataguchi (Higashiyama, Kyoto), com o nome budista de Hannen e entrou  assim, no caminho budista. Mais tarde, foi para o Monte Hiei, o centro da escola Tendai e se dedicou unicamente aos estudos budistas. Apesar ter se dedicado por 20 anos às práticas, Shinran não conseguia encontrar o caminho para superar o sofrimento e ansiedade. Umdia, ele se recolheu ao templo Rokkaku-dō  (Kyoto) e, enquanto esteve lá, teve uma profunda experiência espiritual. Como resultado, ele foi encontrar  Honen Shonin  (1133-1212), que vivia então em Yoshimizu em Higashiyama. Lá, Shinran encontrou o ensinamento da Terra Pura  e começou a trilhar o Caminho do Nembutsu do Voto Original. Ele tinha vinte e nove anos de idade na época.

Perseguição

 

Muitas pessoas se reuniram ao redor Honen, independentemente das diferenças de status e posição. Isso, no entanto, causou atrito com os estabelecimentos de longa data budistas, e em 1207, foi exilado para Honen Tosa província (atual Kōchi prefeitura), e os seus discípulos foram ou condenado à morte ou exilados. Shinran (35 anos) foi exilado para Echigo província (atual Niigata) com o nome secular de Fujii Yoshizane. Ele nunca viu seu professor Honen novamente.

Propagando o Dharma

 

Tomando o seu exílio como uma oportunidade, Shinran resolvido de novo para viver no ensino nembutsu, e considerou-se como um “discípulo careca ignorante do Buda.” Ele se casou com Eshinni, e ao viver entre o povo local, ele compartilhou o ensino Nenbutsu com eles. Embora ele foi perdoado cinco anos mais tarde, Shinran, sabendo da morte de Honen, não retornou a Kyoto, mas em vez disso se dirigiu para a região de Kanto (a região, em torno atual Tóquio) com sua família. Através de viver em lugares como Shimotsuma, Kojima, e Inada (todos na atual província de Ibaraki), ele dividiu o ensino Nenbutsu com muitas pessoas.

O Retorno Para Kyoto

Depois de viver na área de Kanto por cerca de vinte anos, Shinran, em seus sessenta e poucos anos, voltou a Kyoto. Apenas em torno desse tempo, ele terminar de compilar sua obra principal, o Ken Jōdo Shinjitsu Kyōgyōshō Monrui (popularmente conhecido como Kyōgyōshinshō ), que tinha vindo a trabalhar há cerca de dez anos. Mesmo sem residência permanente em Kyoto, ele continuou com entusiasmo seus escritos, incluindo a Shinzo Songo Meimon (a inscrição no Nome Sagrado e Imagens) eo Wasan Sanjō (Os Hinos Triplos). Ele completou estes escritos para esclarecer e entregar para o caminho que ele tinha encontrado através Honen, de modo que todas as pessoas poderiam ser salvas igualmente juntos. Além disso, através de cartas que escrevem, Shinran continuou a transmitir o ensinamento Nembutsu aos seus companheiros praticantes ( dōgyō ) no Kantō área. Ao mesmo tempo, eles visitou em Kyoto continuamente, e ele confirmou este ensino com eles.

Os Últimos Dias de Shinran

 

Em 28 de novembro, 1262, noventa Shinran anos de vida terminou, enquanto sua filha mais nova, Kakushinni, e seus seguidores foram cuidar dele. Apesar das dificuldades, ele viveu a vida totalmente confiando-se a voto Primal Amida e esclarecer o verdadeiro ensinamento da Terra Pura, através de encontro com seu professor, Honen.

6 Comments:

  1. La historia de vida de Shinran es notable, porque a diferencia de otros religiosos de su época acepto su miseria humana, de manera humilde y se entrego a la practica del dharma de una manera ejemplar. En Brasil tienen mucha suerte de que exista una extensa comunidad budista. Aqui en Argentina el budismo es muy minoritario, solo practicado por las elites intelectuales, las mismas en la cuales shinran, nichiren o los grandes sabios reuían de predicar.

  2. Gleice M.de Abreu Ferraz

    Sou da zona leste de São Paulo, gostaria mesmo de conhecer mais sobre esse Budismo, e necessito saber os primeiros passos, orações …tudo enfim que me auxiliem a trilhar o caminho. Gasshô Rev. Mauricio

  3. Boa noite! Todos esses anos de karma, venho tentando achar um caminho certo para minha vida. E o Buddhismo foi o que mais me identifiquei.
    Queria conhecer o templo e ir as práticas corretas.
    Fiz um retiro no Templo Zu lai e foi muito bom tb.
    Espero ajuda de vcs.
    Beijos.

    Carol

  4. Gleice M.A.Ferraz

    Gostei muito da estória da vida de Shinran. Me sinto tentada a estudar mais sobre o Nembutsu, tenho feito pesquisas, mas sinto falta de estar em uma sanga.
    Como posso conseguir isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *