Quem Somos

Seja bem-vindo ao novo site da Missão Sul-Americana Nambei Honganji da escola budista da Terra Pura (Jodo Shinshu) da Ordem Budista Shinshu Otani.

Aqui você encontrará artigos sobre a nossa história no Japão e na América do Sul através de fotos, depoimentos e narrativas, bem como hinos, músicas, sutras e estudos sobre o Budismo e nossa escola.

Este é um trabalho volutário de várias pessoas, monges e leigos que contribuem diarimente para que o site cresça e seja uma fonte de refúgio e conhecimento tanto para a comunidade brasileira como para os descendentes de japoneses.

Você poderá encontrar também os endereços de nossos templos e as atividades desenvolvidas em cada um deles (quando houverem) e também notícias da nossa sangha ao redor do mundo!
Caso tenha alguma sugestão é só clicar em CONTATO no menu acima e preencher o formulário que você receberá uma resposta.

Namu Amida Butsu!

53 Comments:

  1. O budismo tem algum tipo de batizado/benção para crianças?

    • Ola Marlene, existem duas cerimonias: 1) a apresentação da criança para o sangha (comunidade), que pode ocorrrer nos primeiros meses 2) a partir dos 9 anos, faz-se a cerimonia de iniciação (Kikyoshiki).

  2. Olá! Tenho interesse em conhecer o Budismo. Por onde devo começar? Moro em Manaus e não tenho facebook. Grata!

  3. Olá moro em maringá e tenho interesse de aprende sobre as crenças budista aprender e entender mais sobre a religião pois sou muito atraída pelos ensinamentos. e gostaria de saber se em maringá-PR tem algum lugar pra passar esses ensinamentos.

  4. Bom dia,

    Por gentileza, tenho uma filha de 8 anos que se interessa por meditação e começou a perguntar sobre buda, e como não tenho nenhum conhecimento gostaria de levá-la para assistir e participar para que não fique pesquisando somente pela internet.
    Como devo fazer as reuniões permitem crianças? são em português?
    Desde já agradeço, Daniela

    • Ola Daniela, vc nos escreve de Sao Paulo? Se sim, nossas reunioes ocorrem todos os domingos as 10:30hs, 100% em portugues, e crianças são bem-vindas. rev. mauricio

      • Boa tarde Maurício,

        Agradeço pela atenção.
        Somos de São Paulo e no próximo domingo iremos conhecer o templo.

        Muito Grata,
        Daniela

  5. Prezados, vou para São Paulo participar de um curso com vocês, gostaria de saber se tens alguns convênio com hotel na zona norte?

  6. Olá, estava estudando sobre o budismo, e vi a palestra no youtube do Reverendo Mauricio sobre o Karma. Fiquei me perguntando qual seria o porquê do renascimento, a fim de potencializar como ser, se nós não lembramos das nossas vidas anteriores, dado também que não existe um ser dentro de nós, como um alma.

    • OLA Ana, Aqui é o Rev. Mauricio! 🙂

      O renascimento é provocado justamente pelo resultado de nossas açoes (karma). Ele é o que provoca o renascimento. Qto a “lembrar”, fique imaginando o que seria de nossas vidas se lembrassemos de todas as dores e tristezas que vivemos no passado. Ja imaginou lembrar de todas as perdas, todo o sofrimento? Se ja nao aguentamos os dessa vida, como seria lidar com as anteriores todas. Tb muitas pessoas lembram, inclusive o Buda relatoou muitas de suas vidas pregressas. Sempre a sua disposicao. gassho.

  7. Carlos Otavio Brandao

    Boa tarde, sou de Barretos e gostaria de saber sobre as atividades do templo de Barretos.

    • Carlos, as nossas atividades em Barretos estão bastante restritas no momento. INdicamos participar, se possivel, das atividades que ocorrem em Ribeirao Preto, no ultimo domingo do mes as 15 horas. um abraço. rev. Mauricio

  8. Mariane Oliveira

    Boa tarde, gostaria de estar conhecendo melhor o templo e as atividades
    gostaria de saber como funciona para iniciantes, se tem algum dia e horário especifico.
    obrigada desde já

  9. Boa noite, sou da cidade de Bauru e estou interessado nos ensinamentos e na prática do Budismo. Vi nos comentários que há um lugar em Bauru que a pratica é realizada, porem os comentários são de 2015. Gostaria de mais informações, ainda é realizada a pratica em Bauru?

    Obrigado.

  10. Olá eu sou de Barretos e a pouco soube que há um sede aqui. Faço curso de história e gostaria de fazer um trabalho sobre os templos da região e a chegada deles. Há alguém com quem posso entrar em contato?

  11. Marcela Ramos

    gostaria de conhecer aqui na cidade de Sorocaba, quais os dias?

  12. Boa noite, gostaria de saber sobre os encontros, como funcionam e quais são os horários? Gostaria de conhecer e visitar aqui em Taguatinga – Distrito Federal.

    Muito obrigado

    • Olá Paulo,

      Segue abaixo o endereço e Telefone do Templo de Taguatinga.

      Budista Nambei Honganji Brasília

      C. N. B. 3 Lote 14 Taguatinga – Brasília DF

      CEP 72115-035 Tel. 061-3561-0702

      Monge Responsável: Rev. Masaharu Sugiura

  13. Qual o horario da reunião em Manaus

  14. Olá, sou de Presidente Prudente e gostaria de saber os horarios de encontro aqui na minha cidade, existe algum contato com quem eu possa tirar minhas dúvidas? ou alguma rede social?

  15. Olá, gostaria de conhecer os horários de encontro em Manaus, assim como explicações sobre o budismo.

  16. Gabriel Dalzotto Leite

    Boa tarde, gostaria de saber sobre o s encontros, como funcionam e quando são e horário? Gostaria de conhecer e visitar o daqui de Cianorte – PR.

    Muito obrigado

  17. Boa noite!

    Sou da cidade de Bauru/SP e eu e meu namorado temos muito interesse na filosofia do Budismo, gostaríamos de conhecer o templo de Bauru e saber com quem podemos conversar para nos indicar leituras, para que possamos esclarecer dúvidas e afins sobre a religião.

    Aguardamos resposta e desde já muito obrigada!
    Atenciosamente,
    Heidy.

    • Ola Heidy, dia 20/6 proximo.. haverá uma palestra sobre budismo no templo com o Rev. Mauricio. Serás das 15 as 18 horas. Vc é bem-vinda. Não precisa se incscrever, apenas aparecer e levar quem quiser. Há uma sugestão de contribuição de R$20,00 para as despesas de chá. 🙂

  18. Sharon Mrofka

    Olá!

    Sou de Arujá, cidade vizinha de Mogi Das Cruzes e Suzano, gostaria muito de receber informações sobre os eventos e afins desses dois templos. Estou interessada em conhecê-los. Desde já agradeço a atençao e aguardo resposta!

    Att

    • Ola Sharon, nosso irmão Mauricio Ikuno irá entrar em contato com vc por email, mas já adianto que nesse sabado dia 23/5 ao meio-dia teremos um Festival de Yakisoba no templo de Suzano e vc já está convidada! Um abraço. REv. Mauricio

  19. Olá, bom dia, gostaria de conhecer mais sobre o budismo, como posso entrar em contato? Existe algum grupo e curso introdutório em Bauru?

    Obrigada e boa semana.

    • Boa noite Jimena,o templo de Bauru realizam cerimônia duas vezes ao mês, porém é em Japonês, vc pode participar do nosso grupo no facebook chamado sobre budismo e jodoshinshu, também temos um grupo no whatsapp.
      ATT,

      Sulieni Felix

  20. Bom dia!

    Acho o budismo uma religião fascinante! Há pouco tempo fiquei sabendo da existência de vocês aqui em Campo Grande. Como faço para me tornar budista?

  21. Agradeço muito aos senhores por terem respondido às minhas perguntas.

    Namu Amida Butsu
    Namu Shakyamuni Butsu

  22. Parece que formulei mal uma pergunta.
    Encontrei o que parece ser uma semelhança entre uma definição do Buda Amitabha e uma das definições de Deus na Bíblia
    Eu reformulei a pergunta :

    Se eu dissesse que O Buda Amithaba é um meio de expressar Deus estaria contrariando o ensinamento do Budismo Terra Pura?

    Obs:

    No livro do Êxodo, capítulo 3,versículo 14, Deus diz de si mesmo: “Eu sou aquele que é”.

    No link http://www.jodoshinshu.com.br/?showall=&start=2 encontrei:
    O pensamento de Shinran chegou ao ponto de ele declarar que “o Buddha supremo não tem forma”. O Buddha Amitabha, em última análise, é “um meio de expressar Aquilo que É”.

    Obrigado.
    /\
    José Elias

    • José, o Deus abraamico é um demiurgo, criador e regulador da vida e do universo, Amida não se assemelha em nada com isso. Amida não criou o Universo, não criou os seres e nem regula nossa vida. Logo, não há qualquer similaridade com o Deus abraamico ou qualquer outra representação de um demiurgo. Gassho.

  23. O pensamento de Shinran chegou ao ponto de ele declarar que “o Buddha supremo não tem forma”. O Buddha Amitabha, em última análise, é “um meio de expressar Aquilo que É”.
    http://www.jodoshinshu.com.br/?showall=&start=2

    Reverendo,

    Encontrei uma enorme semelhança entre “Aquilo que é” deste texto sobre a escola Jodo Shin e “Eu sou aquele que é” da Bíblia (Êxodo, capítulo 3. versículo 14).
    A nota de pé de página relativa a esse versículo diz, entre outras coisas,que “Deus é o único verdadeiro existente.Isto significa que ele é transcendente e permanece um mistério para o homem.”

    O que significa “O Buda Amithaba em última análise,é um meio de expressar Aquilo que É?”

    Obrigado.

    _/\_

    • José, “aquele que é” é a definição de “tathagata” ou “nyorai” ou “zulai” e era o termo que até mesmo Shakyamuni se referia a si próprio depois que atingiu a Iluminação. /\

  24. Olá, gostaria de conhecer o templo, conhecer um pouco mais do budismo.
    Me indicaram vocês. Como faço para conhecer?
    Obrigada!

    • Olá Juliana,como vai? Vc é de São Paulo? Se for,você pode vir visitar nosso templo aos domingos às 10:30 há em nosso Encontro Dominical.

      Temos outras atividades que você pode olhar no calendário do site ou em nosso grupo do Facebook: http://www.facebook.com/jodoshinshubrasil

      E pode me acessar em meu perfil também:mauricio.Hondaku

      Fique a vontade para nos contactar.

      Rev Mauricio

  25. Reverendo,

    À medida que leio “Budismo Essencial”, surgem dúvidas. Peço sua ajuda.

    “Ah, não! Buda não é nenhuma espécie de deus Buda é um homem que alcançou a Iluminação. Ele é um mestre que deseja que nos tornemos, como ele mesmo, livres, independentes e iluminados. Nembutsu é uma expressão de gratidão. O Nembutsu é uma voz que se manifesta quando a vida eterna ou verdadeira é percebida na vida individual.”

    Porquê a gratidão é dirigida ao Buda Amida e não ao Buda Shakyamuni?
    Deve haver uma razão para essa opção.

    Ghassô
    /\

    • Ola José Elias, em nossa doutrina determinamos que Shakamuni é uma manifestação corpórea do Dharma (nirmanakaya), enquanto Amida seria uma manifestação de recompensa (sanbhogakaya) do Dharma. A gratidão mencionada por Kubose-sensei do “nembutsu” é direcionada ao Dharma, usando Amida como foco. O “nembutsu” é uma recordação do Buda (buddhasmriti/buddhanusati) e quando recordamos o exemplo e os votos deste, ficamos gratos. A gratidão tem como objetivo nossa recordação constante, representando assim a “ATENÇÃO PLENA” que é, sem dúvida, o foco meditativo de todas as escolas budistas. gassho. /\

  26. Obrigado pela resposta, Reverendo Maurício.

    /\

  27. Fiquei surpreso com esta afirmação que está no texto “A Escola Jodô Shin”:

    “De acordo com o seu Hino da Fé Verdadeira no Nenbutsu (jap. Shôshin Nenbutsu Ge), é possível alcançar a iluminação através da repetição do nome de Amitabha, e a fé na recitação do nenbutsu garante o renascimento na Terra Pura. “
    Também é possível alcançar a iluminação?
    Essa afirmação não é um erro de digitação?
    Obrigado

    • Ola José, aqui é o Rev. Mauricio Hondaku. A recitação do nome (nembutsu) é a recordação do Buda, por consequencia, a recordação nos leva a Atenção Plena e com isso nos assegura o renascimento na Terra Pura. Como o Buda disse que quando renascemos na Terra Pura não retrocedemos mais para o Samsara, sendo assim, lá atingimos a Iluminação e seguimos para o Nirvana. Gassho, Rev. Mauricio

  28. Queria saber se tem como eu conversar com alguém, pra eu tirar minhas dúvidas, alguém que sabe convencer uma pessoa, alguém que explique bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *