Jodo Shinshu

 

A doutrina da Jōdo Shinshū baseia-se nos ensinamentos do monge Shinran Shonin, porém sua essência é universal. Este aspecto universal deriva de Buda Shakyamuni (lit. o Iluminado), que viveu há 2.600 anos, na Índia e ensinou basicamente um caminho para o auto-despertar. Por isso, somos capazes de tomarmos consciência da futilidade e sofrimento causado por suas próprias ações e, eventualmente, vir a apreciar verdadeiramente a vida como ela é.

De acordo com o Budismo, aquele “eu”, aquele “self” que pensamos que conhecemos realmente não é nada senão um sonho criado por nós mesmos, a partir de nossos próprios desejos. A fim de perceber isso, o Buda pronunciou inúmeros discursos relacionados com as verdades universais atemporais, que chamamos de Dharma. Shinran chamou sua maior fonte de inspiração de Sutra Maior da Vida Imensurável, que discute a existência do Buda Amida e da Terra Pura. Foi com base nesta mensagem das escrituras que a doutrina budista assumiu um novo significado para Shinran, como um caminho para a libertação final para todos os seres vivos.

No versículo seguinte, ele reflete sobre a introspecção em seu self real que resultou de seu encontro com as palavras de Shakyamuni.

Ninguém que se deparar com o pode de aspiração mais íntimo de Amida
Passará em vão

É assim que Shinran encontrou o ensinamento da Terra Pura de Buda Amida como sendo o verdadeiro ensinamento do Buda Shakyamuni.

5 Comments:

  1. O que é Dharma e qual a diferença do termo Nirvana? Gokuraku é a mesma coisa que céu? E o digoku? Conseguir a felicidade absoluta antes de falecer é obrigação de qualquer ser humano.

    • Ola Ricardo, vc pergunta:

      1) O que é Dharma e qual a diferença do termo Nirvana? – DHarma = Sabedoria (tida como os ensinamentos do Buda) / Nirvana = estado de libertação do Samsara atingido por aqueles que se livram das amarras do ego e do karma

      2) Gokuraku é a mesma coisa que céu? – Gokuraku é a Terra Pura ou Terra da SUprema FElicidade, que é um local/estado gerado pelos Budas para que os seres lá renasçam / céu em japonês é “sora”

      3) Conseguir a felicidade absoluta antes de falecer é obrigação de qualquer ser humano. – Não.

  2. Teresa Cristina

    gostaria de conhecer melhor o Budismo

  3. Bom dia .
    Gostaria de conhecer o templo de São Paulo capital,como devo proceder ?
    É só ir direto no templo ?
    Obrigada .

    • GAbriella, o templo está aberto em horário comercial e vc pode procurar o REv. Imai ou Rev. Mauricio. Contudo, todos os sabados as 16 horas e domingos as 10:30hs temos atividades no templo. Neste sabado, as 16 teremos aula de budismo básico com Rev. Ricardo Mario e no domingo as 10:30hs temos Encontro com o Dharma com a Reva. Neide. É só aparecer! gassho, Rev. Mauricio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *