Jodo Shinshu

 

A doutrina da Jōdo Shinshū baseia-se nos ensinamentos do monge Shinran Shonin, porém sua essência é universal. Este aspecto universal deriva de Buda Shakyamuni (lit. o Iluminado), que viveu há 2.600 anos, na Índia e ensinou basicamente um caminho para o auto-despertar. Por isso, somos capazes de tomarmos consciência da futilidade e sofrimento causado por suas próprias ações e, eventualmente, vir a apreciar verdadeiramente a vida como ela é.

De acordo com o Budismo, aquele “eu”, aquele “self” que pensamos que conhecemos realmente não é nada senão um sonho criado por nós mesmos, a partir de nossos próprios desejos. A fim de perceber isso, o Buda pronunciou inúmeros discursos relacionados com as verdades universais atemporais, que chamamos de Dharma. Shinran chamou sua maior fonte de inspiração de Sutra Maior da Vida Imensurável, que discute a existência do Buda Amida e da Terra Pura. Foi com base nesta mensagem das escrituras que a doutrina budista assumiu um novo significado para Shinran, como um caminho para a libertação final para todos os seres vivos.

No versículo seguinte, ele reflete sobre a introspecção em seu self real que resultou de seu encontro com as palavras de Shakyamuni.

Ninguém que se deparar com o pode de aspiração mais íntimo de Amida
Passará em vão

É assim que Shinran encontrou o ensinamento da Terra Pura de Buda Amida como sendo o verdadeiro ensinamento do Buda Shakyamuni.

8 Comments:

  1. Bruno Candéas

    maravilha! viva meste Shinran!
    namu amida butsu

  2. ederaldo toledo

    Bom dia!
    Sou praticamente vizinho do templo, gostaria muito de fazer parte desta comunidade, hoje no auge dos meus 51 anos procuro equilíbrio mental e espiritual.
    Como posso passar a frequentar e aprender mais sobre este domínio sobre nossa vida.

  3. O que é Dharma e qual a diferença do termo Nirvana? Gokuraku é a mesma coisa que céu? E o digoku? Conseguir a felicidade absoluta antes de falecer é obrigação de qualquer ser humano.

    • Ola Ricardo, vc pergunta:

      1) O que é Dharma e qual a diferença do termo Nirvana? – DHarma = Sabedoria (tida como os ensinamentos do Buda) / Nirvana = estado de libertação do Samsara atingido por aqueles que se livram das amarras do ego e do karma

      2) Gokuraku é a mesma coisa que céu? – Gokuraku é a Terra Pura ou Terra da SUprema FElicidade, que é um local/estado gerado pelos Budas para que os seres lá renasçam / céu em japonês é “sora”

      3) Conseguir a felicidade absoluta antes de falecer é obrigação de qualquer ser humano. – Não.

  4. Teresa Cristina

    gostaria de conhecer melhor o Budismo

  5. Bom dia .
    Gostaria de conhecer o templo de São Paulo capital,como devo proceder ?
    É só ir direto no templo ?
    Obrigada .

    • GAbriella, o templo está aberto em horário comercial e vc pode procurar o REv. Imai ou Rev. Mauricio. Contudo, todos os sabados as 16 horas e domingos as 10:30hs temos atividades no templo. Neste sabado, as 16 teremos aula de budismo básico com Rev. Ricardo Mario e no domingo as 10:30hs temos Encontro com o Dharma com a Reva. Neide. É só aparecer! gassho, Rev. Mauricio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.