Budismo Terra Pura – Jodo Shinshu

A doutrina da escola Jōdo Shinshū baseia-se nos ensinamentos do monge Shinran Shōnin, porém sua essência é universal. Este aspecto universal deriva de Buda Shakyamuni (lit. o Iluminado), que viveu há 2.600 anos, na Índia e ensinou basicamente um caminho para o auto-despertar. Por isso, somos capazes de tomarmos consciência da futilidade e sofrimento causado por nossas próprias ações e, eventualmente, vir a apreciar verdadeiramente a vida como ela é.

De acordo com o Budismo, aquele  “eu”, aquele “self” que pensamos que conhecemos realmente não é nada senão um sonho criado por nós mesmos, a partir de nossos próprios desejos. A fim de perceber isso, o Buda pronunciou inúmeros discursos relacionados com as verdades universais atemporais, que chamamos de Dharma. Shinran chamou sua maior fonte de inspiração de  Sutra Maior da Vida Imensurável, que discute a existência do Buda Amida e da Terra Pura. Foi com base nesta mensagem das escrituras que a doutrina budista assumiu um novo significado para Shinran, como um caminho para a libertação final para todos os seres vivos.

No versículo seguinte, ele reflete sobre a introspecção em seu self real que resultou de seu encontro com as palavras de Shakyamuni.

Ninguém que se deparar com o poder de aspiração mais íntimo de Amida
Passará em vão

É assim que Shinran encontrou o ensinamento da Terra Pura de Buda Amida como sendo o verdadeiro ensinamento do Buda Shakyamuni.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.