Rito de Obon – Ribeirão Preto

Venham participar do nosso Rito de Obon (Finados budista).
Haverá uma celebração com a Rev. Emi Kajimoto e depois teremos o tradicional Obon Odori ( dança típica japonesa).O Obon vem de vem da abreviação de urabon. A palavra é uma interpretação japonesa de Ullambana, palavra em sânscrito que significa literalmente “pendurar de cabeça para baixo”.
Na lenda um dos discípulos de Buda, chamado Mokuren, tinha o poder de visitar outros mundos. Foi em uma dessas “visitas” que se deparou com a mãe sofrendo de cabeça para baixo em um dos planos inferiores.
Preocupado Mokuren foi pedir conselhos ao Buda, que explicou que o motivo por ela estar assim é por ter sido muito ávara em vida. O iluminado aconselhou Mokuren a fazer um banquete aos monges quando retornassem. E assim o fez, e mais tarde pode ver sua mãe sorridente em um outro plano. Ele ficou tão contente que se pôs a dançar, uma das explicações do porquê dançamos no Obon.
Mais do que um rito, o Obon é o momento de agradecer aos nossos parentes e amigos que já se foram, pois graças aos seus esforços podemos viver e valorizar a vida que temos.
Nesta oportunidade também oferecemos aos entes queridos lanternas votivas (chochin) que representam a vontade de tê-los conosco mais uma vez. Pedimos às famílias que tragam suas tabuletas memoriais (ihai) para o rito e que contribuam com a reserva de uma ou mais lanternas. Contamos com a sua presença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.