Palavras da transmissão de posse dos Grãos-Mestres

É graças a confiança manifesta por todos os membros da nossa comunidade do país, que estou recebendo a honra da presente oportunidade de tomar posse como 26º Grão-Mestre da Ordem Ōtani do Budismo Shin. 

Ocasião esta em que não poderei deixar de expressar a sincera gratidão e profundo respeito ao 25º Grão-Mestre, Rev Chōken Ōtani, o qual ao longo dos 24 anos cumpriu as responsabilidades, escutando e mantendo os Ensinamentos como Grão-Mestre e Guardião do Santuário Central, além de dedicar-se em aprofundar amplamente a comunhão com o Sangha. 

Refletindo a respeito, há cerca de dez anos, recebi das suas mãos a chave como Guardião das Chaves do Santuário e Mestre das Missões da nossa Ordem, e em 2014, fui nomeado como próximo sucessor. 

Eu, que cresci no Brasil, mesmo carregando muita insegurança por desconhecer a conduta inerente ao cargo, o fato de ter conseguido chegar até o presente momento, nada mais é do que fruto de apoio que recebi de muitas pessoas.

Hoje, reafirmo que, irmanado com os companheiros da fé, continuarei na audição do Ensinamento Shin, honrando os legados dos predecessores no caminho da propagação da Doutrina e na realização da sociedade fraterna, fundamentada no Dharma do Buda. 

Para isso, prometo me dedicar com todo empenho e peço o apoio de todos os senhores, ao mesmo tempo em que faço votos que possamos fazer da Celebração aos 850 anos de Nascimento do Patriarca Fundador Mestre Shinran e aos 800 anos de Fundação do Budismo Shin, uma oportunidade para entregar ao mundo os Ensinamentos do Namu Amida Butsu. 

1º de Julho de 2020 

Choyu Ōtani ( Shaku Shūnyo)

26º Grão-Mestre da Ordem Ōtani de Budismo Shin.

Juro cumprir as responsabilidades como Grão-Mestre e Guardião do Santuário Central de acordo com a Constituição vigente em nossa Ordem, escutar reverentemente os Ensinamentos do Budismo Shin e corresponder à confiança em mim depositada por todos os companheiros de fé. ”

Tendo assim jurado na cerimônia de posse como Grão-Mestre diante do Sagrado Ícone do Fundador Patriarca Mestre Shinran, foi me permitido trilhar esse caminho por 24 anos. 

Ao longo deste percurso, tive a oportunidade de participar dos Ritos Comemorativos do Passamento do Mestre Rennyo e do Patriarca Fundador Mestre Shinran, da cerimônia do término das obras da restauração dos dois Pavilhões do Santuário Central, e também de acompanhar acontecimentos tristes e grandes tragédias e calamidades como o grande terremoto do Leste do Japão. 

Tendo o apoio de todos em todos os momentos e em todas as circunstâncias, e em comunhão com todos na audição dos Ensinamentos, pude cumprir de alguma forma meu dever como Guardião da Constituição vigente em nossa Ordem. Meu coração se enche de gratidão quando sinto que tudo isso foi possível, favorecido pelos méritos dos Budas. Expresso meus mais profundos agradecimentos a todos que me apoiaram. 

Espero sinceramente que os Ensinamentos esclarecidos pelo do Patriarca Fundador Mestre Shinran que foram transmitidos ao longo dos anos sem interrupção, continuem a ser transmitidos de forma contínua ao longo das futuras gerações.

Finalizo minhas palavras dizendo que pretendo seguir meu caminho na audição dos Ensinamentos.

30 de junho de 2020

Chōken Ōtani (Shaku Jōnyo)

A todos os responsáveis por Templos e líderes de Corpos Subordinados

Saudações,

Primeiramente, gostaríamos de agradecer a todos os membros do nosso Samgha por contínuo empenho na manutenção das atividades da nossa Ordem.

Ao mesmo tempo, expressamos nossa profunda consternação e nossa total solidariedade para com a toda humanidade que atravessa a difícil tribulação causada pela pandemia do coronavírus.

Bem, como informado anteriormente, agora no próximo dia 30 de junho do corrente ano, o Rev Chōken Ōtani deixará o seu cargo de 25º Grão-Mestre e no dia 1º de julho, o Rev Chōyu Ōtani tomará posse como 26º Grão-Mestre da Ordem Ōtani do Budismo Shin. 

O Rev Chōyu Ōtani, ao assumir o cargo como novo Grão-Mestre receberá o nome búdico de Shaku Shūnyo e a partir de então o seu pseudônimo literário será Guhaku. Com isso, o Ícone Sagrado, o Nome Sagrado, a Imagem do Fundador e o Nome Búdico passarão a ser outorgados em nome de Shaku Shūnyo.

Além disso, o Rev. Yū Ōtani, filho do novo Grão-Mestre tornar-se-á um novo Guardião das Chaves e a partir do dia 1º de julho, o seu nome búdico será Shaku Kyōnyo.

E quanto a Celebração Solene relativa à Sucessão de Grão-Mestrado, consideramos que a Cerimônia programada para acontecer no 20 de novembro, um dia antes do Rito de Ação de Graças, será um marco importante na trajetória do novo Grão-Mestre da nossa Ordem. 

Maiores detalhes serão passados através de nossos comunicados no decorrer através de revistas como “Shinshu”, mas, desde já agradecemos a sua colaboração para que este informe chegue ao alcance de todos os membros do nosso Samgha.

Com os nossos cordiais cumprimentos, 

Kyoto, 01 de julho de 2020

Hiroshi Tagima

Secretário Geral da Ordem Ōtani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.